domingo, 16 de novembro de 2008

Pensando bem...

Reflexão Sobre a Reflexão

Terrível é o pensar.
Eu penso tanto
E me canso tanto com meu pensamento
Que às vezes penso em não pensar jamais.
Mas isto requer ser bem pensado
Pois se penso demais
Acabo despensando tudo que pensava antes
E se não penso
Fico pensando nisso o tempo todo.

-Millôr-


Perguntas incomuns sempre permearam meu cotidiano ou proferidas por alguns seres de raciocínio lento ou por filósofos loucos, mas por certo tempo eu me prendi a coisas mais concretas como a lei do empuxo de Arquimedes ou coisa parecida. Eu não sabia que as perguntas mais interessantes não tinham respostas. Talvez algum louco enfurnado em um laboratório queira descobrir se Adão tinha ou não tinha umbigo ou se a zebra é branca com listras pretas ou se é preta com listras brancas. Eu tenho que admitir que estas questões anteriores não servem pra muita coisa. Entretanto se todo mundo direcionasse o pensamento a algumas especulações que somente alguns raros se atreveram, as sinapses talvez causassem um curto-circuito no mundo (uma vez que é tão difícil existir tanta gente pensando em coisa difícil ao mesmo tempo), mas ainda assim seria no mínimo interessante imaginar os telespectadores viciados se perguntaram – novela por quê?(doce ilusão). O problema é que pensar cansa muito e exige um certo ócio criativo e quando uma “cultura aristocrata” resolve oferecer um pensamento previamente formado fica bem mais encaixar isso na cabeça do que desenvolver seus próprios pensamentos... O problema é que nem sempre a encomenda serve. É preciso pensar, esse verbo se torna cada vez mais raro hoje em dia. Tem sempre algum árbitro impedindo nossa fruição interrogativa. Quem matou o pobre gato curioso? De que ria a Gioconda ? Por que o pato não escolhe se quer andar, nadar ou voar? Enfim... Eu me rendo... Eu me rendo... Por mais idiotas que as perguntas pareçam é melhor pensar na sistematização do absurdo do que estar em completo estado de abstenção intelectual.

Mas enquanto você pensa se Adão tinha ou não tinha umbigo...
Eu fico por aqui no meu observatório contemplando a imensidão...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

2 comentários:

ANA C P DO MONTE disse...

Adorei o Blogger!! Parabéns viu!! Gostei mto!! Amei o poema Reflexão sobre reflexão de Millôr Fernandes..

ViNiCiUs disse...

Não gosto muito do Millor.
Prefiro os textos de vinicius barros.